Estamos começando o ano otimistas com a economia que vem se recuperando bem após a crise do corona vírus que ainda estamos vivendo.
O mercado digital ganhou muitos novos adeptos no ano de 2020, novos clientes e empresas que nunca pensaram em disponibilizar seus serviços e produtos passaram a operar dentro desse setor.
O principal motivo para isso acontecer, certamente foi a pandemia que colocou toda a população em isolamento social, e fez com que empresas se reinventassem para evitar a falência.
E o marketing digital tornou-se uma ferramenta essencial para as empresas se relacionar e estreitar relacionamento com seus clientes.
Confira abaixo as principais tendências do Marketing Digital para os negócios em 2021:
1) Site Profissional / Ecommerce
Ter uma presença digital é um requisito para qualquer negócio que deseja crescer. Pode ser um site Institucional ou um Ecommerce, depende do seu objetivo e do seu ramo de atividade.
Caso o seu objetivo seja gerar leads, ou seja, receber contatos de pessoas interessadas em comprar os seus produtos / serviços, o site institucional é a melhor opção.
Se o seu objetivo é realizar as vendas dos seus produtos pelo site, o recomendado é partir para um Ecommerce.
2) Email Marketing
Desprezado por muitos, esse é o principal atacante para fechamento de novas vendas.
Os leads gerados através do site, podem ser importados em uma ferramenta de Email Marketing.
É recomendado enviar um Email Marketing por semana, gerando conteúdo de valor para os seus clientes.
Não mande email para a sua base apenas com ofertas de vendas, procure se relacionar com a sua base, escreva emails como se você estivesse conversando com a pessoa que te lê do outro lado.
Você pode dar orientações de uso dos seus produtos / serviços, dicas úteis, tutoriais, apresentar seus diferenciais, apresentar novas oportunidades, etc...
3) Remarketing
A ferramenta mais poderosa para a prospecção e clientes não esquecerem do seu negócio!
Instalando o Pixel do Google e do Facebook no site, é possível apresentar anúncios para os usuários que visitaram o seu site, não os deixando esquecer da solução que você oferece.
Esses anúncios podem ser exibidos no Facebook e Instagram, assim como em sites parceiros do Google.
4) Transmissões ao vivo
As ‘Lives’ se popularizaram durante o ano de 2020. Famosos de diferentes setores e até mesmo anônimos fizeram uso dessa ferramenta para interagir com seu público, ou simplesmente conversar com amigos.
Para se ter uma ideia, segundo estatísticas, um em cada cinco vídeos no Facebook é uma ‘Live’. Essa ferramenta que antes era mais comum entres os influenciadores, se tornou uma alternativa interessante para a venda de produtos, serviços e consolidação de marcas no mercado.
Essa tendência pode ser facilmente aplicada em qualquer nicho de mercado, por exemplo, se você tem uma loja de decoração, pode fazer uma transmissão ao vivo, mostrando seus produtos, se você trabalha com o comércio de vestuário, pode fazer um desfile, e por aí vai.
5) Vídeo marketing ainda é um dos mais fortes.
Você não pode ignorar que mais de 60% dos consumidores usam vídeos em diversas plataformas para auxiliar a tomada de decisão no momento da compra ou contratação de um serviço. Por isso vale a pena criar um conteúdo relevante sobre o produto ofertado com facilidade de acesso e compreensão para todos os interessados.
Lembre-se que muitas vezes um vídeo curto consegue convencer e responder qualquer dúvida que o consumidor tenha sobre o seu produto que possa facilitar a tomada de decisão.
Caso você não tenha estrutura para investir em um plano de vídeos elaborados e sofisticado, é válido você utilizar as próprias redes sociais ao seu favor como Youtube e principalmente o TikTok que é uma rede social nova e que entrega muito conteúdo de forma orgânica.
Uma dica interessante é você contar sobre a sua história e da sua empresa, isso irá criar um maior relacionamento com seu publico mostrando o valor que sua empresa pode agregar nas vidas das pessoas.
6) Tráfego Pago nas Redes Sociais (Facebook / Instagram)
Dependendo do Ramo de Atividade do seu negócio, o Tráfego Pago nas Redes Sociais pode ser mais eficiente no Facebook / Instagram do que no Google. É preciso testar e ver o que funciona melhor!
No segmento de Moda e Gastronomia, com certeza os anúncios funcionam melhor nas redes sociais do que na busca do Google.
Inclusivel, não tem nada de errado em utilizar as duas estratégias combinadas!
7) Criação de Conteúdo para Redes Sociais (Facebook / Instagram)
Todos nós estamos a um braço de distância do celular não é mesmo? E você já reparou quantas vezes por dia acessa o Facebook / Instagram?
O pessoal mais jovem acessa várias vezes por dia.... Por isso, idependente do ramo de atividade do seu negócio, é importante marcar presença aqui também!
Ter uma frequencia de postagem, que seja 1 ou 2 publicações por semana. Se você conseguir postar todos os dias melhor ainda! Mas não poste qualquer coisa por postar, busque criar conteúdo de qualidade que seja útil para os seus clientes e publico-alvo.
Use a abuse dessa ferramenta gratuíta, poste no FEED, nos HISTÓRIES e no IGTV. Isso pode aumentar muito a visibilidade do seu negócio.
8) WhatsApp Business
O WhatsApp garante mais velocidade na comunicação. Por isso, cada vez mais as pessoas preferem enviar um WhatsApp do que preencher um formulário de contato ou mandar um email.
Você pode trocar mensagens de textos, áudio, vídeo, pode enviar fotos, trocando informações rapidamente com os seus contatos comerciais.
Pode ser conectado com o site, facilitando que os usuários que acessam o site, enviem um pedido de orçamento ao clicar no botão do WhatsApp do site.
Baixando o WhatsApp Business, você pode ter enviar catalogos dos seus serviços e resposta automática para usuários que enviam mensagens fora do horário comercial.
9) Campanha de Pesquisa no Google Ads
A Pesquisa do Google é a ferramenta mais poderosa para aquisição de clientes para negócios locais!
Fazer o seu site aparecer no resultado de pesquisa do Google, quando alguém busca por uma palavra chave relacionada com os seus produtos e serviços é MUITO IMPORTANTE para o seu site receber mais visitas de pessoas interessadas nos seus produtos.
Planejar suas ações de marketing digital de acordo com as tendências para 2021 significará utilizar a tecnologia a favor do relacionamento mais humano. Afinal, a comunicação do marketing digital está buscando cada vez mais relacionamentos mais pessoais e direcionados.
Resumidamente, a essência do marketing digital continua a mesma: levar o que as pessoas querem, quando e onde querem. A diferença, com o passar dos anos, é a evolução da tecnologia abrindo novas portas para chegar ao objetivo final.
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