No calendário da saúde, existe uma diversidade de cores dos meses que representam campanhas de conscientização sobre as mais variadas doenças. Algumas dessas ações já estão muito difundidas, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, por exemplo. Entretanto, outras temáticas importantes ainda precisam ganhar destaque.
Investir em campanhas de saúde traz muito retorno para as empresas, e ainda ajuda a sociedade na prevenção de uma série de doenças. Essa é uma forma de intensificar o relacionamento com o paciente, e também engajar os colaboradores internos em relação a essas questões.
Associar cores a meses tem sido uma importante ferramenta para conscientizar a população sobre temas como transtornos mentais, câncer, prevenção de acidentes e doação de órgãos.
Associar uma “cor” a um mês mostrou-se uma boa ferramenta de marketing para disseminar informações sobre importantes questões de saúde. No entanto, o calendário da saúde tem campanhas de conscientização que se estendem por todo o ano. Mas você sabe exatamente o que isso significa? Qual a importância dessas campanhas e como as pessoas, as empresas, as entidades não governamentais ou mesmo o poder público podem ou mesmo devem se engajar?
Tudo começou com o já conhecido Outubro Rosa, mês em que diversas ações são desenvolvidas por instituições privadas, ONGs e entidades diversas e a sociedade como um todo, com apoio governamental, objetivando a conscientização e detecção precoce do câncer de mama.
Sob o mesmo conceito, veio o Novembro Azul, criado em 2011 pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida.
O objetivo do Novembro Azul, é de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Atualmente há um movimento no sentido de associar cada mês do ano com uma cor usada em um laço de fita, como simbolismo para lembrar a população a importância de ações de informação, prevenção e combate a doenças que têm taxas de ocorrência significativas.
Na prática o que se vê, são organizações não governamentais (ONGs), associações médicas e a sociedade civil organizando-se e buscando mobilização de forma a cada mês do ano representar uma luta contra uma ou mais doenças.
Muito além do Outubro Rosa: Conheça as cores dos meses e faça campanhas de saúde.
Como falamos acima, existem temáticas para todos os meses do ano. Há meses com até duas cores diferentes, de acordo com sua temática. Ou seja, assuntos para suas campanhas não vão faltar, não é mesmo? A seguir, vamos apresentar as cores dos meses mais conhecidas no Brasil. Acompanhe:
JANEIRO BRANCO.
Promoção pela saúde Mental.
A campanha visa demonstrar a importância que cuidar da saúde não significa apenas cuidar do corpo físico. Entender as necessidades da mente é elementar para o total bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente.
FEVEREIRO ROXO E LARANJA.
Lúpus, Fibromialgia, Mal de Alzheimer e Leucemia.
De acordo com o Ministério da Saúde, as cores disseminam a conscientização e tratamento de algumas doenças que acometem milhares de brasileiros, sendo a cor roxa representante da prevenção do Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia e a laranja da Leucemia. O objetivo é chamar a atenção da população sobre sintomas e consequências, mas tratamentos e acompanhamento regular de saúde.
MARÇO AZUL E LILÁS.
Câncer Colarretal e câncer de colo de útero.
A cor do mês de Março é azul-marinho, e ela foi criada para promover a consciência no público masculino sobre a prevenção e o combate ao câncer colorretal. Essa doença se trata de um tumor maligno que ocorre no reto do intestino grosso, sendo uma das causas mais frequentes de câncer entre homens no Brasil.
Já o Março Lilás conscientiza sobre o câncer de colo de útero que atinge 17 mil mulheres todos os anos, sendo que o principal fator de risco é pela infecção de HPV (Papilomavírus Humano), transmitido sexualmente.
ABRIL VERDE E AZUL.
Segurança no Trabalho, Autismo.
O Abril Verde é uma campanha diferenciada, pois traz à tona a conscientização e prevenção de acidentes de trabalho.
Abril azul foi criado para alertar sobre um transtorno que afeta cerca de 1% da população mundial, o autismo. Esse distúrbio costuma afetar o sistema neurológico, ou seja, compromete a comunicação e o comportamento interpessoal. É até quatro vezes mais frequente no sexo masculino.
MAIO AMARELO, ROXO, LARANJA E VERMELHO.
Prevenção de Acidentes de Trânsito, prevenir as doenças inflamatórias intestinais, combate ao abuso infantil e à exploração sexual de crianças e hepatite.
Maio Amarelo está presente nas campanhas conscientização e alerta sobre acidentes de trânsito. Além do amarelo, o Maio Roxo também ganha protagonismo neste mês, pois a campanha é para prevenir as doenças inflamatórias intestinais. Há também profissionais que consideram o mês para a prevenção e conscientização da hepatite, que ganha o nome de Maio Vermelho. Ainda, a campanha Maio Laranja abrange uma luta importante que é o combate ao abuso infantil e à exploração sexual de crianças.
JUNHO VERMELHO.
Doação de Sangue.
Junho é o mês da causa mais comentadas ao longo de todo o ano, a doação de sangue. Chamado de Junho Vermelho, o mês abriga o Dia Mundial do Doador de Sangue, que ocorre em 14 de junho, e tem como missão sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato, essencial para pacientes que dependem da transfusão de sangue para sobreviver.
JULHO AMARELO.
Hepatites virais.
O amarelo volta a estampar as campanhas de saúde para alertar a população sobre as hepatites virais, do tipo A, B ou C. O Julho Amarelo é a campanha de conscientização para as doenças hepáticas que comprometem o funcionamento do fígado e dessa forma podem levar a inúmeros problemas no organismo. Os dois tipos mais graves, B e C, acometem 1,7 milhão e 756 mil brasileiros, respectivamente.
AGOSTO DOURADO, LARANJA E LILÁS.
Aleitamento Materno.
Agosto abrange três causas super importantes. A primeira e mais conhecida é o Agosto Dourado, instituído em todo território nacional desde 2017, pela Lei 13.435, tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno. Aliás, a cor dourada foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde para representar a alimentação padrão “ouro” para a saúde dos recém-nascidos. A campanha do Agosto Lilás acontece em território nacional como medida de enfrentamento à violência contra a mulher. O projeto de Lei foi relatado em agosto de 2022 pela senadora Nilda Gondim (MDB-PB) que estabelece que os municípios brasileiros e a União criem ações de conscientização e proteção das mulheres, portanto, ficou conhecido como “o mês de enfrentamento da violência contra a mulher”.
SETEMBRO AMARELO E VERMELHO.
prevenção ao suicídio, prevenção das doenças cardivasculares.
Amarelo e Vermelho são as cores das campanhas de saúde para o mês de setembro.A campanha Setembro Amarelo já é bastante conhecida pela população. O mês é marcado pelo combate ao suicídio, considerado pela OMS um grave problema de saúde pública. No mundo, há mais de 800 mil suicídios todos os anos, um número alarmante que só pode ser reduzido através de ações como essa. No entanto, além da cor amarela, o Setembro Vermelho também ganha destaque na prevenção contra doenças cardiovasculares, principal causa de mortes no mundo. Assim, a saúde do coração ganha protagonismo especialmente no dia 29, quando é celebrado o Dia Mundial do Coração.
OUTUBRO ROSA.
Câncer de Mama
Outubro Rosa é, sem dúvidas, a campanha mais conhecida por todos. O mês tem o foco na conscientização da prevenção do câncer de mama através da realização de mamografias. Esse tipo de câncer é o segundo tipo mais frequente entre mulheres em todo o Brasil. Andando pelas ruas e navegando pelas redes sociais é possível ver todo tipo de empresa fazendo menção através de campanhas de marketing a essa importante data.
NOVEMBRO AZUL E DOURADO.
Câncer de próstata e prevenção de Diabetes, Câncer infanto - Juvenil
Criada na Austrália para eliminar o tabu do exame retal entre homens e prevenir contra o câncer de próstata, a campanha tem ganhado aderência no Brasil através do Instituto Lado a Lado pela Vida desde 2008. O mês e a cor azul também simbolizam o cuidado com as diabetes no intuito de prevenir e divulgar formas para evitar a doença, tratamento e práticas para qualidade de vida.
Novembro Dourado é uma iniciativa para alertar o diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, aproveitando a ocasião do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil, no dia 23 de novembro, data instituída pela Lei nº 11.650, de 2008.
DEZEMBRO VERMELHO E LARANJA.
Prevenção contra a AIDS e Câncer de Pele.
Escolhido em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, lembrado em 1º de dezembro, a campanha objetiva-se em disseminar conteúdos sobre o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis.
O câncer que mais acomete brasileiros por sua alta incidência fica em evidência para que pessoas possam cuidar com a exposição ao sol, sabendo, principalmente, como tomar as medidas básicas para evitá-lo.
O calendário anual de cores e as campanhas de saúde às quais está relacionado, representa um conjunto de ações e informações que devem atender à população, objetivando a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento de uma séria de doenças e questões sanitárias importantes.
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