Se você é empreendedor, sabe que conquistar novos clientes é muito importante para o sucesso do seu negócio. E atrair novos clientes não é algo tão simples, é preciso pensar estrategicamente para então poder conseguir trazer cada vez mais resultados para sua empresa.
A internet tem sido um dos meios mais atraentes para conquistar novos clientes, principalmente porque através dela, é possível alcançar muito mais pessoas do que no mundo físico, e ainda de forma mais fácil e rápida.
Com o avanço da pandemia muitas empresas tiveram seus negócios físicos fechados obrigatoriamente, e isso acabou fazendo muitos empresário a migrar para internet e acelerar os negócios digitais, o mercado mudou por completo rapidamente e os seus clientes estão sendo “ativados” em excesso por diferentes tipos de conteúdo e mensagens de vendas, tanto por produtos concorrentes quanto não concorrentes ao seu, que dividem a atenção deles e que geralmente alteram o senso de urgência em relação a aquisição de produtos e serviços.
Além disso, as técnicas mais tradicionais de captação de clientes como: ligação de prospecção, e-mail em massa, eventos, feiras, mídia offline, entre outras tem se tornado rapidamente obsoletas e ineficazes, mas principalmente todas essas técnicas tem se mostrado caras e com baixa taxa de retorno e conversão.
Diante disso, muitos empresários, meio sem pensar, tem se desesperado para resolver seus problemas de vendas e saem em busca de soluções milagrosas, investem ainda mais em publicidade, contratam agências, assessorias, recrutam diretores de marketing, mas alguns meses depois percebem que o resultado não está vindo. E o pior é que frente a todos esses investimentos, muitas vezes, os resultados da empresa ainda pioram e o lucro se esvai.
Mas o que fazer para solucionar esse problema de captação de novos clientes?
1 - Faça um planejamento de Marketing Digital: O primeiro passo é fazer o plano de Marketing Digital. Ele deve levar em conta o seu objetivo de negócio e todas as ações que devem ser executadas para chegar lá no que diz respeito aos canais digitais.
2 - Crie um site amigável, inteligente e funcional: Certifique-se que o site que vai receber os cliques oriundos da sua publicidade web não é apenas bonito, mas também é adaptado a dispositivos móveis, que o conteúdo tem a ver com o anúncio divulgado e que ele é funcional, ou seja, ajudará o potencial cliente a dar o próximo passo automaticamente: que pode ser acessar um cupom de desconto, agendar uma visita, solicitar cotação, assinar uma lista, etc.
3 - Tenha um blog corporativo: Além de um site, também é essencial ter um blog corporativo que seja o meio principal para a publicação de conteúdos que façam as pessoas chegarem até o seu negócio a partir de posts que respondam às principais dúvidas da sua buyer persona.
4 - Produza conteúdos focados na sua persona: Para que o público tenha real interesse em entrar em contato com você e saber mais a respeito da sua oferta, esse conteúdo inicial precisa ser muito bom. Portanto, foque sempre na persona no momento de escrevê-lo.
5 - Utilize as palavras-chave mais relevantes: Além de ter um conteúdo que agrade o seu público, é importante também agradar o algoritmo do Google para estar entre os primeiros resultados de busca. Afinal, ser encontrado é o primeiro passo da captação de novos clientes. Para isso, escolha as palavras-chaves de maior relevância no seu nicho e insira-as nos conteúdos.
6 - Crie uma régua de contatos com seu cliente: Automatize suas interações, ou seja, não confie à sua memória a obrigação de conversar com todos os seus prospects, tampouco saia invadindo a intimidade dele com ligações e visitas, crie um diálogo elegante e dê oportunidade para que ele a qualquer momento decida se quer uma ligação, uma visita ou uma cotação. Ah atenção! eu disse “automatize as interações” e não “automatize as mensagens”, pois ninguém precisa de textos padronizados enviados por robôs, ou seja, mensagens humanizadas, bem escritas e em tom de conversa, são a chave para que essa técnica dê certo.
7 - Defina metas e um ciclo de qualificação por email, não gaste energia à toa: Utilizando a técnica anterior você poderá qualificar o interesse dos seus prospects por email utilizando formulários e ações na própria mensagem, ou seja, com isso você poderá aumentar a sua capacidade de qualificação de prospecção e de fazer publicidade. Com essa técnica você conseguirá separar os curiosos e os prospects frios dos prospects quentes.
8 - Crie uma experiência única para o seu cliente e apresente-se de forma profissional: Se o seu cliente chegou ao ponto de comprar algo de você ou solicitar uma reunião, garanta que o atendimento será diferenciado, afinal você já separou os curiosos e os prospects frios, quer dizer que você pode usar o tempo economizado em fazer um trabalho acima da média do mercado, então faça uma entrega de qualidade, uma apresentação profissional e garanta que o potencial cliente terá uma ótima impressão da sua empresa.
Não se desespere, captar clientes na internet e implementar uma solução eficiente de marketing digital não é um “bicho de sete cabeças” e pode ser mais rápido do que você imagina, afinal a própria internet disponibiliza dezenas de ferramentas para solucionar cada um desses passos de forma rápida e simples.
Seguindo esses passos, você poderá conseguir mais oportunidades de e alavancar seu negócio na internet. E caso queira criar o site da sua empresa ou migrar para o marketing digital, nós da mega criações estamos a sua disposição para te ajudar em todo esse processo.
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