A pandemia provocada pela Covid-19 chegou para transformar a vida de muitas pessoas e dar início a uma tendência que se antecipou em decorrência do isolamento social: o home office, conhecido como “escritório em casa”.
O isolamento social restringiu o deslocamento de pessoas a diversos lugares, inclusive para o trabalho. Órgãos públicos, igrejas e empresas: quase tudo parou!
Milhares de empresas em todo o mundo tiveram que se adaptar ao trabalho remoto nas residências dos funcionários, para que pudessem continuar atuando em meio à pandemia. Essa prática pode ter vindo para ficar, afinal percebeu-se que pode gerar bons resultados mesmo fora do escritório tradicional. Leia o artigo a seguir para saber como vai ficar o home office no Brasil após a pandemia.
De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em torno de 30% das empresas brasileiras devem adotar a prática de home office após o fim da pandemia. Podemos citar grandes empresas nessa porcentagem, como Nubank, Twitter, Petrobras e XP Inc.
Além dessas corporações, muitas outras perceberam uma nova modalidade de trabalho que gera bons resultados, já que o home office tornou as empresas produtivas mesmo longe da sede, apenas com a disponibilização de equipamentos necessários para o dia a dia profissional e também treinamento. Aliás, não somente houve manutenção da produtividade, como crescimento.
Adaptação para manter em funcionamento
Esse distanciamento social que levou milhares de empresas a atuarem a partir de escritórios na casa dos funcionários começou na primeira quinzena de março e tende a se estender até o restantes de 2020 e dando continuidade para o ano de 2021.
Assim, houve uma adaptação dos métodos de trabalho para que as operações pudessem se manter em funcionamento, e os resultados foram bastante satisfatórios, tanto que é uma prática que deve continuar após a pandemia, quando a volta para os postos tradicionais de trabalho será possível.
Prática deve continuar em vigor permanentemente
Isto é, quando a volta à sede de trabalho for possível, ainda assim haverá pessoas atuando em home office em várias empresas, já que se perceberam bons resultados com o trabalho a partir de casa. Antes havia uma desconfiança sobre a efetividade desse expediente, mas a pandemia forçou as empresas a atuarem dessa forma, e os resultados estão sendo excelentes.
Assim, acredita-se que a pandemia de covid-19 seja um divisor de águas no modo de expediente das empresas. A maioria voltará a atuar em tempo integral na sede, mas várias delas já sinalizaram o home office como local de trabalho de vários setores, apenas com encontros presenciais regulares na sede da empresa.
Vantagens do home office.
Um dos benefícios que as empresas perceberam durante a experiência de home office é que a produtividade dos funcionários aumentou consideravelmente. E isso ocorre pelo fato de conseguirem manter um foco maior trabalhando em seus lares.
Dentro das empresas, é muito comum que haja interrupções e distrações, enquanto em casa, se houver uma boa organização por parte do trabalhador, esses episódios que atrapalham a concentração são menores.
Outra vantagem é que o tempo de deslocamento entre casa e trabalho não será mais um problema. E, diga-se de passagem, esse fator, no caso de trabalhadores de grandes cidades, além de consumir muitas horas do dia, acabava também causando um grande desgaste nas pessoas.
Home office permite ainda que o trabalhador se organize, de modo a ter mais proximidade com a família. Por exemplo, o funcionário não precisa ficar o dia inteiro sem ver os filhos, já que poderá durante o seu dia aproveitar o fato de estar em casa para ficar mais próximo à família.
A redução de custos para a empresa é um elemento que também não pode deixar de ser considerado. Com os funcionários trabalhando em casa, gastos com transporte, alimentação e infraestrutura serão reduzidos.
Achou interessante saber como será o Home Office pós-pandemia? Para ficar por dentro das novidades, inscreva seu e-mail abaixo e sempre que estiver novidade em nosso blog enviaremos para você acompanhar e ficar por dentro de tudo ;)
Copyright © 2006 - 2024 mega criações - Desenvolvimento e Soluções em Informática. |