A divisão geracional é uma forma de separar a população em grupos a partir do ano em que se nasce. A lógica por trás disso é que cada época tem um contexto específico, que tem impacto na economia, nos valores culturais e nas relações interpessoais.
Essa maneira de “organizar” a população defende que quem nasceu em 1963, por exemplo, pensa e age de maneira diferente de uma pessoa que nasceu em 2001. Esse popularizou no final do século XX na análise de ondas comportamentais.
Cada uma dessas gerações tem algumas características específicas e maneiras de pensar, agir, aprender e se comportar nos diferentes ambientes, como o escolar e o profissional. Conhecer esses traços é importante, pois ajuda a lidar melhor e de forma mais assertiva com as pessoas dos diferentes grupos geracionais.
Baby Boomers
(Data de nascimento de 1940 à 1960)
Essa geração, que hoje tem entre 57 e 75 anos, recebeu esse nome em alusão ao aumento do número de nascimento de bebês depois do fim da 2a Guerra Mundial, em 1945. São indivíduos que viveram as grandes transformações do pós-guerra. Em geral, criados com muita rigidez e disciplina, cresceram focados e obstinados, e valorizam muito o trabalho, a família, a realização pessoal, a estabilidade financeira e a busca por melhores condições de vida.
Características
Geração X
(Data de nascimento de 1960 à 1980)
Aqueles que têm entre 41 e 56 anos fazem parte de uma geração até então considerada desconhecida (x), que sucedeu aos Baby Boomers. Essas pessoas vivenciaram a fase da Guerra Fria e dos movimentos de grande impacto no cenário social e cultural, como Maio de 68, a onda hippie e a luta por direitos políticos e sociais. No Brasil, coincide com o período da ditadura militar, o desenvolvimento industrial e o crescimento econômico. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as pessoas dessa geração dão valor ao diploma formal e à capacitação e estabilidade profissional.
São os filhos da Geração Baby Boomer. Muito rebeldes para os padrões até então estabelecidos, deram o nome de “X” porque queriam estudar mais para entender seus comportamentos tão estranhos à época.
Características
Geração Y ou Millennials
(Data de nascimento de 1980 à 2000)
A faixa etária entre 25 e 40 anos presenciou a chegada do novo milênio ainda criança ou bem jovem. Considerada criativa e alinhada às causas sociais, não tem como prioridades o trabalho intenso, a formação de uma família e a busca por estabilidade na carreira, ao contrário das gerações anteriores. Acostumados com a tecnologia, são multitarefas, impulsivos, competitivos, questionadores e desejam rápido crescimento profissional e financeiro.
São os filhos da Geração X, netos da Geração Baby Boomer. Também chamados de Geração Millennials por nascerem exatamente na mudança do milênio, essa geração ainda não possui uma unanimidade no que diz respeito ao seu período de classificação. Alguns dizem que começa nos anos 70’s e outros que se estende até 2010. Como são os descendentes da Geração X, achou-se por bem usarem a próxima letra do alfabeto.
Características
Geração Z
(Data de nascimento de 1997 à 2010)
Os jovens que nasceram a partir de 1997, que estão chegando hoje ou ainda vão entrar no mercado de trabalho, são nativos digitais, ou seja, convivem com o universo da internet, mídias sociais e recursos tecnológicos desde sempre. São multifocais e aprendem de várias maneiras, usando múltiplas fontes e objetos de aprendizagem. Costumam acompanhar os acontecimentos em tempo real, comunicam-se intensamente por meios digitais e estão sempre online. Em termos de comportamento, tendem a se engajar com questões ambientais, sociais e identitárias e parecem ser mais conservadores que a geração anterior.
Características
Geração Alfa
(Data de nascimento após 2010)
A exposição à tecnologia e a telas é ainda mais forte nessa geração. Com muitos estímulos e acostumados a usar meios digitais para se entreter e buscar informações, requerem uma educação mais dinâmica, ativa, multiplataforma e personalizada. Essas crianças têm como características a flexibilidade, autonomia e um potencial maior para inovar e buscar soluções para problemas de forma colaborativa. Gostam de ser protagonistas, colocar a mão na massa e aprender com situações concretas.
Esta geração ainda não está totalmente definida. Poderá chamar-se de Geração M (de mobile). A geração Z e a Alfa podem (e acreditamos nisso) se fundir numa nova nomenclatura, porém, exatamente pela falta de definição, temporariamente é chamada de Geração Alfa.
Características
Já conhecia sobre esse tema? Gostou ou achou interessante? Assine a nossa Newsletter!
Copyright © 2006 - 2024 mega criações - Desenvolvimento e Soluções em Informática. |