Com toda certeza você já deve ter ouvido falar de que a marca é um dos maiores ativos de qualquer empresa, certo? Afinal, é através da marca que uma empresa é reconhecida pelo público, de tal forma que chega até mesmo agregar valor em seus bens e serviços. Não é atoa que a construção e fortalecimento da marca seja parte essencial em qualquer estratégia de marketing. Nesse aspecto a criação da identidade visual cumpre um importante papel, é através dele que seu público o identificará em meio ao oceano de marcas existentes no mercado.
O que é identidade visual?
É o conjunto de elementos visuais e gráficos que tornam uma empresa conhecida pelas outras pessoas. É por ela que a empresa passa sua missão, visão, valores a sua imagem.
O que seria de Coca-Cola, McDonald’s, Apple, Google, Pepsi, sem suas identidades visuais? Talvez essas empresas fossem apenas mais uma entre tantas, porque sem identidade visual é isso o que a empresa é: ela se perde, não ganha destaque perante a concorrência.
Qual é a importância de ter uma Identidade Visual para uma marca?
Quando sua marca tem uma identidade visual tudo que a envolve tem um conceito é como um DNA ou um impressão digital, é algo que é só seu e tem motivo, cores e sentimentos, portanto a importância de ter uma identidade visual é ter qualidade, ter força e ser lembrado.
Uma identidade marcante é fundamental para se apresentar ao seu cliente e se destacar em meio à concorrência, tornando sua empresa reconhecida em qualquer lugar.
Portanto, a identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.
A identidade visual consiste na combinação de elementos visuais que buscam refletir uma marca, um nome, uma ideia, um produto, um serviço, ou uma empresa como um todo.
Onde se aplica a identidade visual de uma empresa?
A identidade visual de uma empresa aplica-se em qualquer canal comunicativo da empresa, por exemplo:
Entenda mais um pouquinho sobre cada um deles:Elementos que compõe a identidade visual
Logo – ele é fundamental da sua identidade de marca. Se for bem trabalhado, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a reconhecer o seu negócio com profissionalismo e confiança. Deve ser atemporal, único e atraente para o seu cliente ideal.
Cor – uma identidade de marca completa deve levar em consideração a importância da cor. É muito mais que um aspecto visual, é a primeira percepção da sua marca.
O aspecto mais importante é lembrar que a psicologia das cores pode ajudar você a criar sua identidade de marca, fazendo com que seus clientes em potencial comprem não apenas de você, mas também que comprem sua marca.
Fotografia – imagens bonitas e de alta qualidade são essenciais para sua identidade visual da marca. O uso correto da fotografia torna o site, blog ou mídia social totalmente atraente.
Ao selecionar uma foto, observe atentamente o estilo, iluminação, composição, cores, humor e sensação geral. Saiba que o uso correto da fotografia irá ajudá-lo a evocar todas as emoções associadas ao seu negócio.
Tipografia – ao usar as fontes certas você consegue aumentar a memorização da marca e comunicar os pontos fortes da sua marca. É uma extensão da personalidade e da voz da sua marca.
Se você quer que sua marca seja elegante, divertida, séria ou excêntrica, as fontes certas o ajudarão a criar a atmosfera certa e fazer associações com sua marca.
Ícones – os ícones representam os valores e a promessa de uma marca. É esse toque extra que você pode precisar dar para suas comunicações. Os ícones escolhidos corretamente, por exemplo, ícones de mídias sociais, dão um caráter visual à sua marca.
Esses são apenas alguns exemplos de como a identidade visual pode ser utilizada pelas empresas.
Através de cada uma dessas formas é possível se comunicar com os clientes seguindo um padrão nas cores e tipografia, com logo moderno e bonito.
Comece a investir na identidade visual da sua empresa
Agora que sabe um pouco mais sobre a importância da identidade visual de uma empresa, com certeza as chances de se comunicar com o público de forma eficiente vão aumentar consideravelmente.
Invista na sua empresa e comece a colher os frutos do seu trabalho.
Como é de extrema importância, a identidade visual de sua empresa precisa ser estudada e muito bem trabalhada.
Se precisar criar a identidade visual da sua empresa e não sabe por onde começar, entre em contato conosco, a mega criações desenvolve juntamente com você todo esse processo!
Copyright © 2006 - 2024 mega criações - Desenvolvimento e Soluções em Informática. |