A internet transformou nossa vida, começando com a nossa forma de se informar, nossa forma de nos relacionar e nossa forma de consumir. Isso é tão fácil de observar, que eu te pergunto: quando você precisa checar alguma informação, o que você faz?
Procura no Google, correto?
No cenário atual, é praticamente impossível uma empresa não possuir presença digital. Estar online é sinônimo de existir – para os clientes e para a concorrência.
Os hábitos de consumo mudaram: as pessoas estão cada vez mais conectadas e baseando seus hábitos de compra pela internet, através de pesquisas em sites de buscas, redes sociais entre outros...
Por isso, para sua empresa estar perto do seu público-alvo, você precisa estar na web. E a melhor forma de começar a marcar a sua presença digital é com a criação de um bom site.
Muitas vezes, os empresários entendem a importância de estar online, mas confundem a presença na internet com a necessidade de ter páginas nas redes sociais. Claro que as mídias sociais são importantes e também são um ótimo de canal de comunicação e aproximação com o seu lead potencial.
No entanto, só isso não é suficiente.
Para você ter uma presença digital relevante, você tem que ter:
Mas o que é presença digital?
Presença digital é o modo como uma marca se posiciona na internet, gera valor para os usuários e se relaciona com o público. Ela inclui todos os canais de comunicação usados pela empresa e todo o conteúdo gerado por ela nos meios digitais.
Também podemos definir a presença online como a maneira com que as pessoas veem uma marca. Isso porque não basta ter um site e várias páginas em redes sociais para ter uma boa presença web. É necessário atrair, envolver e engajar o público da sua organização, despertando uma percepção positiva em relação à sua marca.
Como construir a sua presença digital?
Quando decidimos iniciar um trabalho focado em presença digital, devemos estar atentos à tudo o que a empresa representa, levando em conta sua identidade, sua maneira de prestação de serviços, sua cultura, entre outros aspectos que a moldam. Pensando nisso, podemos citar alguns pontos que podem te ajudar nesse processo, tornando-o mais sólido, mais forte e coerente. São eles:
Benefícios da presença online
Agora que você já sabe qual é a importância da presença digital para o seu negócio e o que você pode fazer para construí-la, é hora de listar os principais benefícios dessa ação para a sua marca. Confira:
Autoridade
Promover conteúdos de valor e qualidade para o público ajuda a criar uma visão de autoridade no assunto, construindo uma relação de confiança entre as pessoas e sua marca. Com isso, com certeza, as pessoas se tornarão promotores da sua marca, ajudando ainda mais na visibilidade do negócio.
Visibilidade
A cada dia que passa, o consumidor está mais rigoroso para escolher uma empresa para investir seu precioso dinheiro, e a internet é onde eles escolhem, pesquisam e conhecem melhor as marcas que podem atendê-los.
Os consumidores gostam de conhecer mais a fundo sobre a marca e buscam feedbacks de outros consumidores até conseguir sentir confiança para comprar algum produto. Por isso, uma presença digital bem estruturada e alinhada te ajuda a atrair muitos consumidores que ainda não conhecem seus serviços.
Eficiência de segmentação
A interação do público com sua marca pelas redes é excelente para a segmentação de seu público. Quando você tem informações exatas sobre o perfil de seus potenciais clientes fica muito mais fácil conseguir impactá-los com a sua marca por meio de campanhas específicas.
Relacionamento com o público
O ambiente digital sempre vai ser o mais propício para uma interação rápida e informal. Sem que você precise pedir, o público sempre está oferecendo feedback sobre a empresa nas redes. Você pode usar essas informações para aperfeiçoar seus produtos ou serviços.
A proximidade que sua empresa consegue ter com o público pelas redes permite fazer uma análise mais profunda sobre o comportamento de cada um.
Caso você já invista em marketing digital, mas não está obtendo bons resultados, a melhor opção é fazer uma revisão de toda a estratégia para verificar o que está dando certo e o que precisa ser alterado.
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